Ao completar 18 anos de fundação, a Banda Racional do Vale do Paraíba/SP, foi anfitriã de muitas outras Banda Racionais, de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que juntas, fizeram especiais desfiles e apresentações nas cidades de São José dos Campos e Taubaté.
O evento ocorreu nos dias 17 e 18 de março de 2018 e já começou com uma bela homenagem feita pela Câmara Municipal de São José dos Campos. Em reunião plenária especial ocorrida na tarde de sábado, 17/03, a requerimento do Vereador Marcão da Academia, a Banda União Racional foi enaltecida e homenageada pelos seus ótimos serviços culturais prestados à sociedade. Ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado brilhantemente, dentro do Plenário da Câmara, pela Banda Racional, deu-se início à Reunião Especial, na qual discursaram, entre outras autoridades, o Vereador Marcão da Academia, o Maestro da Banda Racional do Vale do Paraíba, Fábio Santejani e o Presidente da Banda União Racional, Paulo Laduano.
Na sequência a caravana Racional seguiu para Taubaté, onde desfilou à noite pelas ruas do bairro da Imaculada, quando foi intensamente aplaudida pelos moradores, que, surpresos e felizes, saiam de suas casas ou abriam a janela para verem a banda passar.
A apresentação em Taubaté foi tão emocionante que a Câmara de Taubaté, durante a sessão do dia 21 de maio de 2018, concedeu à Banda União Racional uma Moção de Aplauso, de número 45/2018, pela organização, preparação e apresentação no desfile pelas ruas do bairro da Imaculada. A Vereadora Maria Gorete (DEM) foi a responsável pela entrega da homenagem.
Assista abaixo o pronunciamento da Vereadora Gorete:
O maestro Fábio Santejani, representando a Banda União Racional, agradeceu pela homenagem e reforçou as ações desenvolvidas pelo grupo. “É um momento de gratidão. A banda foi formada aqui, em Taubaté, sou da cidade e tenho orgulho de dizer que a banda começou aqui. Nosso objetivo é divulgar a paz e a alegria por meio da música. Então, agradeço muito a homenagem em nome da Banda União Racional. Muito obrigado!”
Veja abaixo o pronunciamento do maestro Fábio Santejani.